A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promove, de 2 a 20 de dezembro, uma estratégia de intensificação da vacinação contra a Febre Amarela. A ação, recomendada pelo Estado, é voltada para crianças a partir de 9 meses e adultos até 59 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina.
A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, inicia nesta terça-feira (2) uma campanha de intensificação da vacinação contra a Febre Amarela. A ação, que segue até 20 de dezembro, é voltada para o público de crianças a partir de 9 meses até adultos de 59 anos que ainda não tenham recebido nenhuma dose da vacina.
A estratégia é recomendada pelo Estado de Minas Gerais para regiões onde há registros de epizootias – casos de adoecimento ou morte de animais, como macacos, que podem indicar a circulação do vírus da Febre Amarela na área, aumentando o risco de transmissão para humanos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, uma busca ativa será realizada pelas equipes da Vigilância em Saúde e Epidemiologia do município, com o objetivo de localizar e imunizar pessoas que ainda não estão protegidas. Paralelamente, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina.
A vacina contra a Febre Amarela é composta pelo vírus atenuado (enfraquecido) e é altamente eficaz na prevenção da doença, que é transmitida pela picada dos mosquitos Aedes aegypti – o mesmo da dengue – e Haemagogus sabethes. A dose é indicada para pessoas que vivem ou viajam para áreas de risco, como regiões de mata e zonas rurais.
A coordenadora de Imunização do município reforça a importância da adesão à campanha. “A vacina é segura e oferece proteção duradoura. Quem nunca tomou a dose deve procurar uma UBS para se imunizar. A prevenção é a melhor forma de evitar casos graves da doença”, orienta.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte. Os sintomas iniciais incluem febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos. Em sua forma mais grave, pode causar insuficiência hepática e renal.
A Prefeitura de Timóteo ressalta que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e convoca a população dentro da faixa etária estabelecida a comparecer a uma UBS, levando a carteira de vacinação e um documento de identidade.
Serviço:
Campanha de Intensificação da Vacinação contra Febre Amarela
Período: 2 a 20 de dezembro de 2025
Público-alvo: Crianças a partir de 9 meses até adultos de 59 anos que nunca tomaram a vacina
Onde: Todas as UBS com sala de vacina de Timóteo
Documentos necessários: Carteira de vacinação e documento de identidade

