A partir de agora, as gestantes de Ipatinga com 28 semanas ou mais de gravidez têm uma nova e importante proteção à disposição: a vacina contra a bronquiolite, causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a aplicação do imunizante, seguindo diretriz nacional, com o objetivo principal de proteger indiretamente os bebês nos primeiros e mais vulneráveis seis meses de vida, período de maior risco para as formas graves da doença.
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu um passo fundamental na proteção das futuras gerações ao iniciar a vacinação de gestantes contra a bronquiolite, doença respiratória grave cujo principal agente é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A imunização está disponível para todas as grávidas a partir da 28ª semana de gestação, conforme orientação do Ministério da Saúde, em todas as salas de vacinação da rede municipal.
A estratégia adotada é um exemplo de cuidado integrado e prevenção inteligente. Ao receber a vacina durante a gravidez, a mãe desenvolve anticorpos específicos contra o VSR. Esses anticorpos são naturalmente transferidos para o bebê através da placenta, criando um escudo de proteção durante os primeiros e mais críticos meses de vida, quando o sistema imunológico da criança ainda é imaturo e os casos de bronquiolite costumam evoluir com maior gravidade, levando a internações. A vacina é aplicada em dose única por gestação, independentemente da idade da mãe.
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, ressaltou que a oferta da vacina em Ipatinga é resultado de uma articulação antecipada da gestão municipal. “Ainda no primeiro semestre, estivemos em Brasília solicitando que Ipatinga fosse incluída na primeira remessa da vacina contra o vírus sincicial respiratório. O resultado chegou e hoje conseguimos ofertar essa proteção às gestantes e, principalmente, aos bebês, que são os mais vulneráveis às formas graves da bronquiolite”, explicou Medeiros, destacando o compromisso com a saúde preventiva.
A chegada da remessa inicial do imunizante ao município e sua imediata distribuição garantem o acesso rápido e democrático à proteção. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que todas as gestantes que já atingiram a 28ª semana procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a vacina e tirar possíveis dúvidas com os profissionais de saúde, que estão preparados para orientá-las.
Esta iniciativa se integra a um conjunto mais amplo de estratégias do município para o enfrentamento das doenças respiratórias, especialmente nos períodos de outono e inverno, quando a circulação de vírus como o VSR aumenta. Ao imunizar as gestantes, Ipatinga não só protege as mães, mas investe diretamente na redução de internações e complicações por bronquiolite em lactentes, aliviando a pressão sobre os serviços de saúde e fortalecendo a atenção básica. A ação reforça o papel vital da vacinação como uma ferramenta de saúde pública que começa sua proteção ainda no ventre materno, garantindo um começo de vida mais saudável e seguro para os ipatinguenses.

