Em uma iniciativa para organizar o crescimento da cidade e desburocratizar processos, a Prefeitura de Coronel Fabriciano realizou, na última quarta-feira (17), o Workshop de Alinhamento Técnico sobre Aprovação de Projetos e Regularização de Imóveis. O evento reuniu arquitetos, engenheiros, construtoras e imobiliárias para apresentar as novas normas e procedimentos municipais, com o objetivo claro de dar mais agilidade à emissão de alvarás, habite-se e à regularização fundiária, beneficiando diretamente o cidadão.
O desenvolvimento urbano ordenado e a segurança jurídica para o cidadão passam, necessariamente, pela clareza e eficiência dos processos administrativos. Pensando nisso, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, realizou na quarta-feira, 17 de dezembro, o Workshop de Alinhamento Técnico – Aprovação de Projetos e Regularização de Imóveis.
O encontro estratégico reuniu os principais atores do setor – arquitetos, engenheiros, projetistas, construtores e representantes de imobiliárias – com um propósito direto: atualizar e alinhar todos sobre as novas normas, procedimentos e legislações vigentes no município. O foco foi duplo: dar mais celeridade e previsibilidade aos processos de aprovação de projetos, emissão de alvarás de construção e habite-se, e também à regularização de imóveis, um tema de grande impacto social.
O secretário da pasta, Douglas Prado, contextualizou a importância da ação. “O workshop busca dar mais agilidade aos processos… além de alinhar os profissionais aos novos procedimentos”, afirmou. Ele apresentou números significativos: o município possui cerca de 52 mil imóveis cadastrados e mais de 4,7 milhões de m² de área construída. “Nosso objetivo é garantir que o cidadão tenha a documentação regularizada do seu imóvel, promovendo dignidade, segurança jurídica e um melhor ordenamento urbano”, destacou, lembrando os avanços na regularização fundiária, que já resultaram na entrega de aproximadamente 6 mil imóveis regularizados.
Para os profissionais participantes, o workshop foi uma valiosa ferramenta de trabalho. A arquiteta Lígia Araújo
enxergou no evento uma forma de prevenir problemas. “Esse alinhamento evita conflitos no momento da aprovação dos projetos e traz mais segurança para o nosso trabalho e para os clientes”, avaliou. Já o arquiteto Ronaldo Guerra ressaltou o fortalecimento da integração entre setor privado, cartório e poder público: “É fundamental para tornar o processo mais eficiente e dar mais agilidade às aprovações”.O prefeito Sadi Lucca reforçou que a iniciativa está alinhada com a meta de atrair investimentos e garantir um desenvolvimento responsável. “Esse é o nosso compromisso: investir, planejar e levar conhecimento para quem está diretamente envolvido no crescimento da cidade… para que possamos atrair mais investimentos e garantir um desenvolvimento responsável para Coronel Fabriciano”, declarou.
A ação da Prefeitura vai além de um evento pontual. Ela simboliza um novo modelo de gestão urbana, pautado pelo diálogo, transparência e eficiência. Ao abrir as portas para o setor técnico, a administração municipal não só desburocratiza, mas também co-cria, com os profissionais, os caminhos para uma cidade mais organizada, sustentável e preparada para receber novos empreendimentos com planejamento e qualidade de vida para todos os moradores.

