Uma nova nascente foi catalogada em Timóteo nesta semana, reforçando as ações de preservação ambiental no município. Localizada no bairro Alphaville, em terreno da Igreja Cristã Maranata, a nascente foi registrada por técnicos da Subsecretaria de Meio Ambiente, doutorandos da Universidade Federal de Juiz de Fora e alunos da Escola Municipal do Limoeiro.
O trabalho faz parte do Programa Mobiliza Todos pela Água, que atua na proteção e recuperação de nascentes, georreferenciamento e educação ambiental. De acordo com Ismênia Cerqueira, técnica em Meio Ambiente, Timóteo já possui 255 nascentes cadastradas, sendo que 48 receberam certificação recentemente.
Além da catalogação, a equipe realizou testes de qualidade da água, limpeza do local e cercamento da área. “O objetivo é garantir a preservação desse recurso hídrico, muitas vezes localizado em propriedades particulares, e conscientizar a comunidade sobre sua importância”, explicou Ismênia.
A iniciativa integra o Programa Mobiliza Pelos Caminhos do Vale, que alia infraestrutura rural a ações socioambientais. Em troca de agregado siderúrgico para pavimentação de estradas, os municípios se comprometem com projetos como a recuperação de matas ciliares e nascentes.
Com esta nova catalogação, Timóteo reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais, envolvendo não apenas especialistas, mas também a comunidade escolar em ações práticas de educação ambiental.




