IPATINGA – O prefeito Gustavo Nunes sancionou na quarta-feira (27) a Lei nº 5.191, que cria o programa de bicicletas e equipamentos de mobilidade individual compartilhados em Ipatinga. A nova legislação estabelece as bases para a implantação de um sistema integrado de transporte não poluente, com estações físicas, uso de aplicativos para rastreamento e opções de custeio que incluem tarifas acessíveis, patrocínios e publicidade. A iniciativa é parte de uma estratégia municipal para modernizar a mobilidade urbana, reduzir emissões e oferecer alternativas de deslocamento à população.
O programa prevê a instalação de estações de ancoragem distribuídas pela cidade, com prioridade para áreas com menor cobertura de transporte coletivo. Além do uso urbano, estão previstas rotas intermudanças de lazer e turismo, além de campanhas educativas para promover o trânsito seguro de ciclistas e usuários de patinetes. A operação poderá ser feita diretamente pela prefeitura ou por meio de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões.
A tarifação seguirá critérios de transparência e acessibilidade, com possibilidade de gratuidade ou descontos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O texto legal também incentiva a rotatividade no uso dos equipamentos, privilegiando deslocamentos curtos e a integração com o sistema de ônibus municipal.
A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 20 de agosto, após passar por comissões temáticas. A sanção ocorre paralelamente à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), desenvolvido em parceria com o CEFET-MG e com previsão de conclusão para fevereiro de 2026.
Em complemento ao programa de bicicletas compartilhadas, a prefeitura também avança no processo de renovação da frota de ônibus. Está em andamento licitação para a aquisição de 80 novos veículos com tecnologia Euro 6, ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade. O investimento, de R$ 68 milhões, será majoritariamente financiado pelo PAC 2023, com contrapartida do município. Os ônibus serão doados à concessionária como forma de quitar débitos antigos relacionados ao passe livre para idosos – não honrado pela prefeitura desde 2005.
Com as duas frentes – mobilidade ativa e transporte coletivo –, Ipatinga busca modernizar sua infraestrutura de deslocamento, tornando-a mais sustentável, inclusiva e eficiente.