POÇOS DE CALDAS (MG) – A Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA) encerrou sua participação na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025 com um saldo brilhante: 10 medalhas, sendo nove de ouro no atletismo e uma de prata na modalidade de goalball. A competição, realizada na última semana em Poços de Caldas, contou com uma delegação enxuta mas de alto rendimento, composta por quatro estudantes-atletas e três membros da comissão técnica, colocando Timóteo mais uma vez no mapa do paradesporto mineiro.
O desempenho dos atletas foi individualmente notável. O estudante Henrique Emanuel Cunha Santos foi um dos grandes destaques da competição, subindo ao lugar mais alto do pódio por três vezes, nas provas de arremesso de peso, lançamento da pelota e nos 60 metros rasos. A atleta Laisa Castro Martins também conquistou três medalhas de ouro, dominando as provas de 100 metros rasos, arremesso de peso e salto em distância. Já Cauã Ferdinand dos Santos Moreira Dias garantiu o ouro no arremesso de peso e as pratas no salto em distância e nos 100 metros rasos.
No goalball, esporte coletivo específico para deficientes visuais, a equipe formada pelos atletas de Timóteo, Henrique e Edson Oliveira do Espírito Santo Júnior, com o reforço de um atleta de Leopoldina, conquistou a medalha de prata após uma campanha sólida. O resultado foi ainda mais significativo: os dois atletas timotenses foram convocados para integrar a seleção mineira de goalball. Eles representarão Minas Gerais na Paralimpíada Nacional, que ocorrerá em São Paulo no mês de novembro.
A participação de sucesso da ADEVITA no JEMG 2025 contou com a parceria da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. As conquistas reforçam a importância do trabalho desenvolvido pela associação em Timóteo, promovendo a inclusão social e revelando talentos do paradesporto que seguirão representando a cidade e o estado nas competições nacionais.



